terça-feira, 21 de agosto de 2012


A Prefeitura de Teresópolis, através do Serviço de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 29, 30 e 31 de maio e 1° de junho de 2012 o 3º Anima Terê - Festival Municipal de Animação, no Ginásio Pedrão 
(Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea).


Entrevista concedida à Inter TV, filiada à Rede Globo, com a Profª Ana Geanette Fahur, Coordenadora Tecnológica e Profª Bernadete Duarte, Chefe do Serviço de Tecnologias Educacionais da SME.



Oficinas oferecidas
Animação em Massa de Modelar – Neste tipo de animação chamada Stop Motion, são distribuídas massas de modelar para a composição de personagens e cenários, que darão vida a um texto já conhecido pelos alunos;

Animação em Desenho – Outra modalidade de Stop Motion, nesta animação os alunos criam personagens e com as orientações dos auxiliares de mesa tornam o desenho animado;

Animação em Pixilation – Essa oficina é uma criação de personagens onde as próprias crianças se utilizam de fantasias e criam histórias onde elas mesmas atuam em cenários previamente montados;

Oficinas de Matemática – Estudantes da Unifeso desenvolveram atividades envolvendo simulações, animações e jogos a partir de softwares específicos;

 Modelagem Gráfica e Simulações – A Unifeso apresentou, nos dias 30 e 31 de maio e 1° de junho 2012, exemplos de modelagens gráficas e simulações interativas, desenvolvidas com a participação de alunos do Curso de Ciência da Computação. Os visitantes pode utilizar os aplicativos comandando, por exemplo, um helicóptero em voo sobre uma região de Teresópolis atingida pelas chuvas de janeiro de 2011.




Segundo a professora Bernadete Duarte, Chefe do Serviço de Tecnologias Educacionais, outra proposta do Festival foi a conscientização de professores e alunos sobre o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica, recurso que estimula o trabalho em grupo e exercita a parceria e a sociabilidade. 
“Hoje 100% das escolas da Rede Municipal contam com laboratórios de informática e isso cria uma expectativa muito grande quanto ao estímulo e a participação de nossos professores e alunos no Criacine – Mostra de Curtíssima Metragem, que acontecerá em novembro próximo”, diz Bernadete.

                                          

O Ginásio Pedrão foi dividido em ilhas onde funcionarm as diferentes oficinas, os estudantes de Teresópolis puderam criar seus próprios projetos durante o evento. Para Ana Geanette Fahur e Anderson Mota, da equipe do Serviço de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, a utilização da linguagem de animação viabilizou novas possibilidades de aprendizagem. “Neste evento, conseguimos promover a articulação entre as linguagens visual, corporal e as contribuições da informática nos processos de construção do conhecimento e da criação artística”, explicam.







Através de oficinas de massa de modelar, desenho animado, pixilation e modelagem gráfica, cerca de sete mil alunos do ensino fundamental e médio, inclusive do Curso Normal, além dos professores das redes pública e particular de ensino de Teresópolis tiveram a oportunidade de utilizar a linguagem de animação como recurso pedagógico, viabilizando novas possibilidades de aprendizagem.






Utilizar a tecnologia como mediadora da aprendizagem, proporcionando aos professores e alunos a experiência de criar suas próprias animações, foi uma das conquistas do 3° Anima Terê.







Tivemos, entre novidades na estrutura e mais recursos cenográficos, a participação dos Orientadores Tecnológicos e do Grupo de contação de histórias Canta Enquanto Conta, da SME, que auxiliaram na criação de histórias durante as oficinas de pixilation.

 Este ano III Anima Terê contou com a parceria do Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO e a Secretaria Municipal de Educação, o que rendeu aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio das redes pública e particular de ensino de Teresópolis, a oportunidade de aprender através das mídias digitais um pouco mais de Matemática e Computação utilizando oficina com simulador de voo, animações e jogos no nosso Festival de Animação.

O estudante Marlon Silva de Lima, do 4º ano da Escola Municipal Maria da Gloria Gonçalves 3º Distrito, revelou seu interesse em aprender como criar softwares. "São muito legais estes jogos, gostaria de saber como se faz", disse.

Pesquisar este blog